quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Polaridades dos Signos Astrológicos


Os signos também podem ser divididos em positivos/masculinos ou em negativos/femininos. A polaridade do signo representa a maneira como o indivíduo age para concretizar os seus projectos e desejos.

ü  Signos positivos /masculinos: são os signos pertencentes aos elementos de fogo e ar, carneiro, gémeos, leão, balança, sagitário e aquário. Correspondem a 1ª, 3ª, 5ª, 7ª, 9ª e 11ª casa.
Estes nativos estão sempre a frente, têm a iniciativa de agir em vez de ficarem sentados a espera que as coisas venham até eles. Possuem uma agressividade positiva, ou seja, estão sempre dispostos a ir a luta pelo que querem e acreditam. Dependendo da posição destes signos positivos no mapa astral, as casa que representam as áreas da vida serão influenciadas por essa polaridade.

ü  Signos negativos/ femininos: são os signos pertencentes aos elementos de terra e água, que incluem touro, virgem, escorpiãoo, caranguejo, peixes e Capricórnio. As casas correspondentes são a 2ª, 4ª, 6ª, 8ª, 10ª e a 12ª. Esses signos indicam a passividade, e uma maneira acomodada de tratar certos assuntos, esperando que eles se resolvam sozinhas sem eles terem de tomar alguma atitude. A reacção a algum acontecimento só acontece quando algum assunto afecta mesmo o individuo. A posição destes signos no mapa astral pode mostrar as áreas da vida em que não se tem tantas forças ou desejo suficiente para agir.


Signos opostos

Esta dualidade confere ao zodíaco uma certa estabilidade, exprime a possibilidade de um equilíbrio resultante da confrontação entre 2 energias extremas. Esta oposição permite obter muitas informações em relação a cada signo. Não existe um conflito totalmente absoluto na oposição, mas também uma complementaridade.
Os signos de fogo e ar são opostos, assim como os de água e terra.





Signos e os elementos

Os elementos definem o temperamento e a natureza de um signo. Ajudam a definir a complexidade da personalidade de uma pessoa. Cada signo possui um elemento correspondente. No zodíaco distingue se 4 grupos de signos de natureza elementar própria. Do mesmo modo que os 4 elementos se manifestam no exterior, também apresentam uma expressão no organismo humano.

ü  Fogo carneiro, leão e sagitário

O fogo nasce da acção conjugada do calor sobre a secura e manifesta se pela criatividade, dinamismo, actividade, impulsão, aceleração. Pode ter uma acção nefasta quando se torna agressivo, destruidor e inflamado.
Na astrologia médica: exprime se no calor corporal, na vitalidade, no crescimento, no dinamismo, nas capacidades de acelaração e nas funções musculares.
Patologicamente, causa febres, inflamações, secura e desidratação. As doenças são geralmente curtas e violentas, com uma forte componente inflamatória. Os princípios terapêuticos consistem em acalmar, refrescar e hidratar.
Corresponde ao temperamento bilioso também chamado de colérico.

ü  Terras touro, virgem e Capricórnio

Nasce da acção do frio sobre o seco. É densa absorvente, concreta, redutora e dessecante. Pode ter uma acção nefasta provocar aridez e o peso.
Na astrologia médica, ela traz ao organismo a sua densidade, solidez, a mineralidade. O sistema osteo- articular e a pele são os sistemas com ligação ao elemento terra.
Patologicamente esta ligada aos problemas metabólicos, reumatismais e cutâneos. Corresponde ao temperamento nervoso.

ü  Ar gémeos, balança e aquário

Nasce da acção do calor sobre a humidade. É móvel, fecundo, temperante, harmonizador e amadurecido. Pode ter uma acção nefasta porque atrai agitação e instabilidade.
Na astrologia medica o ar exprime se no homem pela mobilidade, o movimento circulatório, digestivo (peristáltico), respiratório, pelas trocas gasosas, a nível do alvéolo pulmonar ou iónicas a nível dos capilares, por todas as transmissões de informações no organismo, particularmente as nervosas.
Patologicamente, o ar é a causa imediata de todos os movimentos fora do normal, como tiques tremores, convulsões e dos problemas do peristaltismo, tais como vómitos e varias doenças respiratórias. A nível de saúde é o mais equilibrado de todos os elementos, naturalmente de boa saúde, os seus problemas terão origem nos excessos alimentares ou carnais. Corresponde ao temperamento sanguíneo.

ü  Água caranguejo, escorpião e peixes

Nasce da acção do frio sobre o húmido. Apresenta características de passividade, obediência e receptividade. Pode ter uma influência nefasta quando gera inércia, imobilização ou o excesso.
Na astrologia medica, exprime se no homem ao nível dos líquidos orgânicos, o soro, suporte liquido do sangue, da linfa, as varias secreções e de um ponto de vista global, o meio interior indispensável a vida biológica. Patologicamente, a agua expressa se na origem imediata dos edemas, das estases e das obstruções. Corresponde ao temperamento linfático.

Sem comentários:

Enviar um comentário