quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Corpo Físico, Energético e Chakras


Mobilidade dos signos

Relativamente a mobilidade O ser humano não e só físico, também é um ser energético, sendo composto por vários corpos, desde o mais denso (corpo físico), ao mais subtil (corpo enérgico), por centros de energia (chacras), entre muitos outros elementos. O corpo físico e aquilo que vemos e palpável, enquanto o corpo enérgico é mais subtil e tem proporções maiores que o físico, e é indissociável deste.
O corpo energético pode ser avaliado através da vitalidade do indivíduo, assim como o brilho da pele, principalmente da cara. O corpo enérgico caracteriza se pela fluidez e mobilidade e é animado por vias ou canais energéticos. Apresentam um grande interesse a nível de diagnóstico. Em algumas zonas do corpo, desempenham um papel de órgão de regulação que são denominados por centros energéticos, ou chackras.

De um modo breve e generalizado, segue se em tabela os chackras, seu papel fundamental no organismo e sua participação na astrologia médica.


Chakras
Localização
Funções espirituais, energéticas e físicas
Planetas associados
1ºchacra-chakra da raiz

Situa se entre o ânus e os órgãos genitais
Necessidades fundamentais e básicas do ser (apetite, protecção, sexo, …) Funções genitais, nomeadamente às hormonas sexuais
Júpiter e Plutão
2ºcakra-chakra do sacro
Situa se ao nível dos órgãos genitais
Controla e regula a reprodução e a criatividade Secreção das hormonas supra-renais
Plutão

3ºchacra-chakra umbilical
Situa se no plexo solar
Regula os diferentes órgãos abdominais. É a sede do ego, da potência, da realização material. Ligado as funções digestivas.
Sol

4ºchacra-chakra cardíaco
Situa se na região do coração
Regula e harmoniza os 3 chakras superiores e os 3 inferiores e favorece as suas relações e o seu equilíbrio. Ligadas as emoções superiores, esta em relação com as secreções do timo.
Vénus

5ºchacra-chakra laríngeo
Situa se se na zona da laringe
Centro de controlo e regulação das emoções e criação artística, este relacionado com as secreções da tiróide
Vénus e mercúrio
6ºchacra-chakra frontal
Situa se na região entre as sobrancelhas
Centro da consciência individual, a sede do conhecimento superior. Este relacionado com as secreções da hipófise, torre de controlo a nível endócrino e energético
Mercúrio e úrano
7ºchacra-chakra coronário
Situa se no crânio e controla todos os outros chakras.
Permite a consciência individual fundir-se com a consciência cósmica. Quando todos os chakras estão equilibrados. Este relacionado com as secreções da hipófise.
Neptuno




Entrando agora na astrologia propriamente dita, e tudo o que a constitui, os signos, planetas e casas e os conceitos relacionados, assim como as relações entre eles.

A astrologia divide os signos em 12, que formam o zodíaco (conjunto das constelações que formam os signos ao longo da eclíptica, que é o caminho aparentemente percorrido pelo sol durante o ano).

Os signos podem ser caracterizados segundo a sua mobilidade e polaridade, oposição e segundo os elementos.
podem ser caracterizados como cardeais ou cardinais, como fixos ou como mutáveis. A mobilidade caracteriza o dinamismo de cada signo e, em astrologia médica, a mobilidade pode ajudar a determinar a capacidade de evolução dos problemas do indivíduo.

ü  Signos cardeais ou cardinais: representam o dinamismo inicial, a impulsão. O inicio dos signos cardinais coincide com o começo das 4 estações. A cardinalidade é, assim, sinonimo de inovação, comprometimento, iniciativa e criatividade. Os signos cardeais são carneiro, caranguejo, balança e Capricórnio.
Na astrologia médica, a cardinalidade traz problemas agudos, crises com inicio violento, desenvolvendo se com grande intensidade, mas declinando rapidamente para desaparecer, geralmente sem sequelas.

ü  Signos fixos: mantêm o movimento gerado pelos signos cardinais. Neste estádio, o projecto expresso anteriormente concretiza se e desenvolve. Constância, perseverança e tenacidade são as principais qualidades dos signos fixos. Correspondem ao meio das estações. Os signos fixos são touro, leão, escorpião e aquário.
Na astrologia médica, os problemas geralmente, são menos violentos, mas apresentam como característica principal a duração. A doença quando instalada e quando apresenta sintomas estáveis é mais difícil de eliminar. Pode haver uma evolução no sentido da cronicidade ou de um agravamento da patologia lento e regular. Os sintomas são permanentes, a doença evolui lenta e inelutavelmente para a fatalidade.

ü  Signos mutáveis: permitem as transformações, as mutações, as passagens de um movimento ao outro. Neste estádio, recolhe se os frutos dos movimentos anteriores, e cheios de experiencia, preparam nos para o movimento seguinte. Estes signos são os menos expressivos ou concretos, a sua influência é mais subtil, menos exteriorizada, menos material e mais abstracta. Correspondem a um fim de estação, ao período de mudança entre duas estações. Pertencem aos signos mutáveis gémeos, virgem, sagitário e peixes.
Na astrologia médica, a mutabilidade exprime se por uma grande variedade de sintomas, tanto na sua intensidade como na sua localização. A doença é normalmente pouco concreta, dificilmente evidenciada pelos métodos de diagnóstico. As interacções entre o psiquismo e o organismo são frequentes. Geralmente quando um sintoma desaparece, aparece outro, noutra parte do corpo.





De um modo resumido, a mobilidade dos signos e as suas características e patologias com tendência a desenvolver:

Mobilidade
Signos
Características
Patologias
Signos cardinais
Carneiro, caranguejo, balança e Capricórnio
Iniciativa, dinamismo inicial, geração
Doenças agudas, brutais e crises
Signos fixos
Touro, leão, escorpião e aquário
Estabilidade, continuidade e manutenção do movimento
Doenças persistentes, crónicas e que evoluem sem tréguas
Signos mutáveis
Gémeos, virgem, sagitário e peixes
Adaptabilidade, adaptação e transformação de um movimento noutro
Sintomas variáveis, mutáveis e doenças psicossomáticas

Sem comentários:

Enviar um comentário