quarta-feira, 26 de outubro de 2011

As Casas Astrológicas


Significado geral e significado médico


As casas veiculam informações sobre o contexto telúrico no qual um indivíduo evolui e participa.
Na astrologia médica, a 6ªcasa têm um papel fundamental, sendo a casa da saúde, os planetas e signo que constam nela fornecem muita informação.



O eixo da linha horizontal este – oeste permite fazer uma distinção dia noite. A pare de cima do eixo e diurna e corresponde simbolicamente ao mundo sensível, ao que tem tendência a manifestar se abertamente, a exteriorizar se, ao que é consciente. E a parte de baixo do eixo e nocturna e corresponde ao que é latente, interiorizado, contido, ao inconsciente, ao potencial não manifestado. O eixo do meio do céu ao fundo do céu, permite estabelecer uma ligação entre este e oeste. A esquerda do eixo, a parte oriental que representa o domínio do crescimento, da construção e da preparação. Terminando no meio do céu, simboliza a maturidade, a realização daquilo que foi projectado e empreendido, o final, o objectivo a atingir ou atingido. A direita do eixo é representada a parte ocidental que indica o domínio da maturação e do declínio. Termina no fundo do céu, que simboliza origem, o ponto donde tudo provém e onde tudo regressa, a causa inicial.



Existem mais modos de divisão das casas que nos dão informações muito preciosas, em seguida serão abordadas as casas de um modo individual:


Casa I
Casa do ascendente e da personalidade individual, é a marca da individualidade de cada ser. Sintetiza as potencialidades de cada indivíduo, as suas características ainda em estado primitivo, pouco ou nada manifestadas, mas que vão modelar o indivíduo, tanto a nível físico como a nível psicológico. À natureza da alma de um indivíduo é representado pelos planetas e pelo signo que estão nesta casa. Esta casa está ligada ao "eu sou " e ao sentimento interno da existência. Ela representa, a aventura que travamos em busca de nós mesmos e da nossa própria vida, no momento em que passamos a nos entender enquanto seres independentes.

Significado geral: a personalidade, a saúde global, a vitalidade, o nascimento e as suas circunstâncias, a hereditariedade do indivíduo e as suas qualidades inatas.
Significado médico: a vitalidade do indivíduo, o seu morfotipo, as condições do seu nascimento, os antecedentes familiares e as suas transmissões hereditárias. Proporciona também informações sobre a vida uterina e doenças neo – natais.

Casa II
Casa dos bens materiais, dos valores e haveres que são adquiridos pelo próprio indivíduo. Nesta casa temos tudo o que o “ Eu “ da casa 1 precisa utilizar para ter estrutura, como as emoções profundas, nossos talentos, a necessidade de alimento e aquisições, os valores pessoais, nossa atitude em relação às posses, ao dinheiro e à criatividade. Também inclui a relação do indivíduo com o próprio corpo. A casa II não se resume apenas a ganhos no sentido concreto e tangível, há muito mais a ser analisado. Nessa segunda etapa prática da vida, vamos construir nosso ganho, nossa segurança emocional. O Planeta que estiver ali, sinalizará a maneira com a qual vamos concretizar essa segurança, como podemos construir esse abrigo emocional, além do nosso abrigo físico, pois essa Casa é a da feitura emocional, nossa segurança em nível material. Precisamos nos abrigar para poder responder a tudo isso, mesmo que não se trate de uma riqueza.

Significado geral: o dinheiro, a fortuna pessoal, as capacidades para adquirir os seus próprios meios, aquilo a que somos mais ligados.
Significado médico: tudo o que está relacionado com a nutrição, necessidade básica de sobrevivência, como excessos ou as carências, o apetite, a assimilação e o anabolismo.

Casa III
Casa da comunicação, da mente, do consciente, corresponde a tudo aquilo que está perto do indivíduo, fala-nos da forma como nós comunicamos na vida diária e das relações que determinam o nosso quotidiano. É essencialmente a integração do “eu” com o mundo externo. Esta casa dá detalhes sobre comunicação, a necessidade de interacção com outras pessoas, colegas, irmãos, primos, além disso, mostra a forma como lidamos com o quotidiano, é a casa da experiência vivida e imediata, a qual também acentua nossa necessidade de trocar informações seja por contacto directo, cursos, ou leituras.

Significado geral: a família chegada, os vizinhos, companheiros de trabalho, estudo, as pequenas viagens, o trabalho intelectual e o estudo, a linguagem e a elocução (que permite comunicar com os que estão mais próximos)
Significado médico: os movimentos, sobretudo se têm fraca amplitude e se são regulares, a respiração, a pequena circulação, os reflexos, os tremores, a repercussão local e regional de uma determinada patologia.

Casa IV
Casa das raízes e origens. As influências ancestrais, a infância, o lar, o país natal e nossa relação com ele. Como aceitamos ou não a família, Tudo o que se relaciona à casa, até negócios imobiliários. Essa também é a casa da morte, o fim do ciclo e a raiz de nossos sentimentos. Planetas aqui orientam nossas relações familiares e a nossa busca de segurança interior. Esta casa descreve a nossa origem, a casa de família e as circunstâncias que influenciam a infância e a juventude. Descreve como nos relacionamos com a "família", a nossa atitude para com "o lar". A figura do pai e a relação com o pai real também é aqui que se encontra.

Significado geral: o círculo familiar, o clã, os pais e em particular, a mãe, o lar, a intimidade. È também o jardim secreto, o que é conservado, memorizado, significando aquilo ou aquele lugar de onde vimos.
Significado médico: o que é posto de parte ou conservado, portanto as gorduras, as reservas, o compartimento extra celular, o que esta enquistado, o que e retido ou não pode ser mobilizado como os edemas.


Casa V
Casa da gestão dos recursos de energia, prazer e criatividade. É também a casa da sexualidade e erotismo, mas também da vontade de brincar e todos os tipos de expressão criativa. Esta casa também descreve como nos relacionamos com as crianças, com o prazer e o divertimento. Aqui, expressamos nossa marca pessoal no mundo. É a casa da criatividade, pois nos mostramos aos outros através de nossa criação, nossas atitudes, e das coisas que gostamos: as diversões, o lazer, a vontade de ser especial para alguém através do romance ou de um palco... Essa casa diz muito sobre nossas capacidades pessoais, planetas aqui mostram nossa relação com filhos, nosso potencial criativo e brilho pessoal.

Significado geral: a criatividade, procriação (as crianças), todas as actividades de entretenimento que não tem um objectivo lucrativo ou ambicioso, tudo o que é feito por prazer, as ligações amorosas.
Significado médico: as capacidades energéticas do indivíduo, a resistência, a capacidade de recuperação, a fecundidade.

Casa VI
Casa da saúde, trabalho e rotina, da integração, do meio ambiente. A sexta casa descreve as circunstâncias que nos rodeiam na nossa vida diária, incluindo o ambiente de trabalho e a rotina. O modo como se relacionamos no trabalho, a necessidade de sermos úteis e o sentido de organização pessoal. A higiene e o cuidado com o corpo também aqui se encontram, assim como a tendência para contrair doenças.

Significado geral: as preocupações domésticas ou de saúde, o meio profissional e as suas obrigações, as relações com os subalternos e subordinados, a acção social, os serviços.
Significado médico: o meio anterior e a sua composição, as capacidades do organismo conservar o meio constante (homeostasia), as faculdades da adaptação às variações de temperatura, clima, desequilíbrios alimentares, entre outros.

Casa VII
Casa dos relacionamentos. É a casa das associações, do complemento. Planetas aqui vão mostrar como nos relacionamos, o que atraímos e até como os outros nos tratam, como seleccionamos os nossos parceiros e descreve as associações e relações que nós procuramos. Dependendo dos planetas aqui, teremos dificuldades ou facilidades em atrair sócios e parceiros, ou ainda podemos evitar parcerias.

Significado geral: o casamento e todas as associações geradas por um contrato, oral ou escrito, as colaborações, as relações e as trocas organizadas com os outros como reuniões, conferências, entre outros.
Significado médico: os intercâmbios com o exterior, por exemplo ao nível dos alvéolos respiratórios ou da pele, os transplantes, as transfusões, as próteses, as dadivas de sangue, de tecidos ou órgãos.

Casa VIII
Casa da perda, da destruição, da degenerescência. A Casa VIII representa exactamente todos os tipos de perdas emocionais que acontecem connosco. A casa da morte, indica que é aqui que o ser se regenera. É a casa da crise ou das grandes transformações. Aqui deixamos nosso mundo pessoal e nos adaptamos ao mundo externo, através dos acordos que fizemos na casa anterior. Buscamos utilizar nossos recursos pessoais numa função dentro da sociedade. Os planetas nesta casa dizem muito sobre nossa relação com as finanças, a espiritualidade e a sexualidade mostra como nos relacionamos com os bens comuns e como lidamos com as perdas materiais.

Significado geral: a morte, as perdas materiais, as metamorfoses, as heranças e o dinheiro do cônjuge ou dos sócios.
Significado médico: o catabolismo, as faculdades de eliminação, a sexualidade ou a perda de semente e assim a de energia, está associada a criação de fenómenos de regeneração. As perdas seminais, as menstruações, os partos, os abortos, as mutações, as necroses, os abcessos, os conflitos imunitários, como as doenças auto-imunes, rejeição de transplantes, entre outros.


Casa IX
Casa da Filosofia e religião, representa tudo o que está afastado, longínquo. Nesta casa entendemos os resultados de nossa experiência de vida compartilhada com outros. Daqui olhamos para a sociedade e o mundo a nossa volta para formar um ponto de vista. É designada a casa do mestre. Os planetas aqui dizem algo sobre como buscamos expandir nossos horizontes, ou se limitamos o pensamento em função de normas sociais. Nesta casa está o desejo de trilhar outros caminhos e outras culturas. É a casa onde buscamos expansão, a nossa aprendizagem espiritual, a filosofia de vida e a nossa visão do mundo.

Significado geral: as grandes viagens, o estrangeiro, sobretudo se os destinos forem distante, as migrações, os sonhos, os ideais elevados ou abstractos, as aspirações, os princípios filosóficos ou religiosos.
Significado médico: a grande circulação, a função distribuidora do sistema cardiovascular, o trânsito intestinal, as migrações de coágulos, o processo de embolia, a extensão de uma doença a distancia (metástase), o contágio, os problemas epidémicos.

Casa X
Casa da vocação, missão na terra, simboliza os objectivos deste mundo, da realização. A Casa X é muito importante para o nosso desenvolvimento em geral, aquilo em que nos tornamos. Isto prolonga-se pela nossa vida fora, descreve a imagem da mãe e a relação com a mãe real. A sua função social, sua vocação. Quem somos na sociedade? Nesta casa está o poder que a comunidade nos delega. Planetas aqui podem dar detalhes sobre nossa relação com a carreira e projecção social.

Significado geral: a vocação, a carreira, o poder sobre o mundo, a autoridade, as responsabilidades, as honra. O que tem mais influencia sobre o individuo, a nível familiar (progenitor dominante), a nível profissional (superiores), ou a nível moral (mestre espiritual ou inspirador)
Significado médico: os grandes sistemas de regulação e de comando centralizados, sendo eles o sistema nervoso, o sistema hormonal e o sistema cardiovascular pela sua função de centralização do sangue.

Casa XI
Casa dos Amigos e Conhecidos. Casa de tudo o que é trocado sem uma finalidade com o mundo exterior, é a casa dos desejos, ideais, esperanças e objectivos. Mostra-nos como nos relacionamos com os amigos, benfeitores e professores – as pessoas que nos querem bem ou com quem podemos aprender. Também nos mostra a nós nesse papel, mostra também como nos relacionamos com a sociedade em que vivemos. A palavra-chave aqui é entrosamento social, agrupamentos e amizades. É a casa do nosso contacto com o social-coletivo. Planetas aqui fornecem detalhes sobre facilidades ou dificuldades com amizades, o comportamento que temos, as actividades que escolhemos diante de amigos e grupos.

Significado geral: as relações de amizade, as afinidades, os apoios, os elementos que não se podem controlar, os acontecimentos ou os comportamentos anárquicos, sem relação com as estruturas centrais.
Significado médico: o que não esta sujeito ao controlo do organismo e que tem, frequentemente, tendência para se libertar seja de forma natural (ex: transpiração), seja de vias pouco habituais (ex: erupções cutâneas, vómitos, hemorragias), o que brutalmente eliminado (ex: expectoração súbita, diarreia), o apoio comum, externo e sem controlo do individuo (ex: cirurgia e reanimação). E também, pelo contrario, através da penetração súbita de energia externa, como o vento, frio, calor, entre outros.

Casa XII
Casa do isolamento, retiro, provação, fraquezas e forças escondidas, dos recursos internos, dadiva, entrega. Esta casa representa aquelas esferas da vida onde o indivíduo já não representa um papel, onde nós recuamos para um enorme buraco ou nos deixamos cair nele. É a síntese de todas as casas, ela contém o resultado de nossas experiências dessa vida e de outras. É também o lugar onde nos desprendemos do mundo material, pois é uma casa de intensa espiritualidade. Os planetas aqui mostram nossa capacidade de nos sintonizarmos com outras dimensões, e nossas necessidades espirituais. É a casa da nebulosidade, da inspiração, da empatia, dos estudos do inconsciente e do mundo oculto.

 Significado geral: o sofrimento, a doença, a provação, a solidão, o exílio, aquilo a que não podemos fugir, o inelutável, os falhanços, a ruína, e decadência.
Significado médico: a anestesia, as doenças fatais ou incuráveis, as calcificações, a catalepsia, o coma e algumas psicoses graves em que o sujeito se isola do mundo exterior e perde o contacto com a realidade.

1 comentário:

  1. RYMN DGE Casino Resort to Open a New - DRMCD
    RYMN DGE Casino 통영 출장샵 Resort is a 화성 출장안마 Native American casino and hotel 삼척 출장샵 in Murphy, N.J., and is 안성 출장안마 open 24 파주 출장안마 hours. The casino also offers a

    ResponderEliminar