quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Os Signos - Características Gerais e Relação com a Anatomia


A síntese da mobilidade e do elemento de cada signo confere uma originalidade e especificidade de cada signo do zodíaco.
Na astrologia médica cada signo rege uma parte do corpo, assim como funções secundárias do organismo. Se ocorrerem desequilíbrios na energia do signo pode se vir a desenvolver tendência e enfermidades nos órgãos relacionados com os signos.




Carneiro
21 De Março a 20 de Abril

Elemento: fogo
Mobilidade: cardinal
Polaridade: positivo/ masculino
Planeta regente: Marte
Características: Sendo um signo de fogo, apresenta muita vitalidade. A primeira impressão é a de uma pessoa egocêntrica, independente, assertiva e impulsiva. Os Carneiros não perdem tempo e quando tomam uma decisão, agem intensamente e rapidamente, têm necessidade de agir e de se gastarem fisicamente. São extremamente dinâmicos, audaciosos, apressados, corajosos e independentes.
São energéticos, portadores de uma enorme energia que usam constantemente. São excelentes líderes mas nem sempre os melhores «seguidores», não gostam de se submeter. São óptimos a iniciar as coisas mas deixam-nas frequentemente para um dos signos fixos acabar. Altamente competitivos, gostam de se colocar à prova constantemente.
Apesar de governados por Marte e bastante temperamentais, a fúria é passageira e são em regra acolhedores e inspiradores. Apresentam qualidades como a coragem e lealdade mas também a impaciência e têm um forte sentido de individualidade, atraem e realçam estas qualidades também nos outros. Aparentam uma certa ingenuidade, por confiarem e acreditarem que os outros são tão directos e honestos como eles.
A doença pode ser vivida como uma ferida de orgulho, quando compreende que está realmente doente, reflecte e toma uma decisão: ou age como quer e sem escutar o corpo ou bate se corajosamente para vencer a doença.

Palavras-chave: impulsivo, corajoso, dinâmico, pioneiro, desbravador, dominador, apressado, independente.
Frase-chave: “ Eu sou”; “Eu quero”
Carneiro e a anatomia: corresponde a cabeça, ou seja, ao crânio e ao respectivo conteúdo, cérebro, meninges, nervos cranianos, olhos, cabelos e às artéria carótidas internas. Excluem – se as orelhas, nariz e o maxilar inferior.
Funções secundárias: adrenalina, noradrenalina, sistema nervoso simpático
Tendências a patologias: avc, insónia, cefaleias, vertigens, hipertensão arterial, delírio febril, entre outras.






Touro
       21 De Abril a 21 de Maio

Elemento: terra
Mobilidade: fixo
Polaridade: negativo/ feminino
Planeta regente: Vénus
Características: Os nativos de Touro são introvertidos e possuem uma personalidade estável, transmitem a imagem de alguém prático e que tem os pés bem assentes na terra, tomando decisões de uma forma muito prática, apesar de demorarem algum tempo a iniciar a decisão tomada, mas depois de as tomarem, dificilmente serão persuadidos a alterar. Apresentam uma personalidade determinada e metódica. São sólidos e lentos a assimilar e a reagir, não se adaptando muito bem à mudança, sob quaisquer condições, sendo melhor dar a um Touro, o tempo necessário para digerir e absorver novos conceitos. Digerem mal as experiências da vida e não se adaptam bem aos imprevistos, interiorizando cóleras e sentimentos negativos. São teimosos, não se deixando por isso, ser empurrados ou forçados a fazer seja o que for.
São os construtores do zodíaco. A sua função é alcançar a mestria em tudo o que fazem, amam todos os prazeres da vida, aproveitando assim tudo o que a vida tem para lhes oferecer. Apreciam a ordem, organização, conforto e respondem muito bem ao estímulo e ao prazer.
São possessivos e rancorosos. Não se zangam facilmente mas se os chateiam, é melhor ter cuidado.

Palavras-chave: estável, introvertido, lento, possessivo, teimoso, concretizador, conservador.
Frase-chave: “Eu tenho”
Touro e a anatomia: corresponde a boca, á língua, ao maxilar inferior, às glândulas salivares e ao pescoço, o que inclui a faringe, as cordas vocais, adenóides, amígdalas glândulas tiróide e paratiróide, gânglios linfáticos, esófago, ouvido externo e médio as artérias carótidas externas, a coluna cervical.
Funções secundárias: resistência física a traumas, capacidade de recuperação da saúde e sistema imunológico.
Tendências a patologias: faringite crónica, rinite e sinusite crónica, afecções das vias aéreas superiores, pólipo nas cordas vocais, torcicolo, artrose cervical, hipertiroidismo, entre outros.



Gémeos
       22 De Maio a 21 de Junho

Elemento: ar
Mobilidade: mutável
Polaridade: positivo /masculino
Planeta regente: mercúrio

Características: Aparenta conhecimentos sobre um grande e variado número de assuntos e adora comunicar com os outros. É uma pessoa espirituosa, inconstante, inteligente e perspicaz e tende a dominar intelectualmente, o círculo onde está inserido. Apresenta uma personalidade móbil, aberta aos outros, rápida, sociável, mas dispersa e o seu temperamento é nervoso, um pouco instável. Expressa-se com facilidade e apesar de parecer superficial, tem normalmente algo a dizer quanto aos seus pontos de vista do momento, tenha ou não sido questionado sobre isso. Com uma mente sempre em funcionamento, a saltar de ideia em ideia, as palavras acabam por funcionar como uma âncora para os seus pensamentos. Gosta de fazer tudo, compreender tudo e de experimentar tudo. É extremamente adaptável, capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo, os hábitos e a monotonia aborrecem no, precisa de mudança e de movimento.
Uma das características de um nativo de Gémeos, é a capacidade argumentativa que usa para entrar e sair de situações, fazendo parecer simples o que por vezes é bastante complicado e constrangedor. Também é um oportunista podendo agir de acordo com os seus interesses do momento. É um pensador criativo, original.

Palavras-chave: comunicativo, adaptável, nervoso, mudança, movimento, inteligente
Frase-chave: “ Eu penso “; “ Eu vou”
Gémeos e a anatomia: corresponde as vias aéreas, digestivas e vasculares. Traqueia, brônquios, tecido pulmonar, artérias e as veias pulmonares e as respectivas ramificações, á pleura e aos membros superiores.
Funções secundárias: inalação de ar
Tendências a patologias: insuficiência respiratória, gripes e resfriados, asma brônquica, bronquite aguda, astenia, entre outros.


Caranguejo
       22 De Junho a 22 de Julho

Elemento: água
Mobilidade: cardinal
Polaridade: negativo/feminino
Planeta regente: lua
Características: A imagem de um nativo de Caranguejo é a de alguém orientado para a família e extremamente sensível ao meio que o rodeia. São pessoas preparadas para agradar e satisfazer as necessidades dos outros e sabem intuitivamente o que os outros querem mesmo antes deles próprios.
São protectores e carinhosos, sendo este é signo maternal, estão presentes todos os instintos maternais, seja num homem ou mulher. O sentimentalismo ocupa uma grande parte da vida, que confia largamente nas intuições e instintos para a tomada de decisões. Precisam de ser mimados como uma criança e o seu encanto atrai simpatia. Não suportam que os incomodem e desejam ser amados e compreendidos de uma forma quase fusional. São extremamente susceptíveis e ferem se facilmente com a atitude dos outros. Devido à associação que este signo faz entre posse e emoções, os nativos têm uma óptima memória. Têm uma personalidade inconstante, mudam de humor facilmente e são bastante temperamentais. Como mecanismo de auto protecção, tendem a fechar-se na sua «concha» quando se sentem ameaçados emocionalmente.
É característica também, os fortes laços que criam os que lhes são próximos. São leais mas acabam por ser um pouco possessivos no que diz respeito à lealdade dos outros. Os laços familiares são emocionalmente ainda mais fortes. A vida afectiva é fundamental na sua existência, ao ponto de isso se poder reflectir na sua saúde. Emotivos e caprichosos, são um pouco centrados em si mesmo e reagem de forma intensa e inconsciente a tudo o que se refere ao amor. São capazes de ficarem doentes só para terem atenção.


Palavras-chave: Emocional, protector, sensível, familiar
Frase-chave: “ Eu sinto”
Caranguejo e a anatomia: corresponde a caixa torácica, diafragma, músculos peitorais, mucosas internas, aos seios, ao esófago, ao estômago, ao duodeno, a parte superior do fígado, vesícula biliar e a cabeça do pâncreas.
Funções secundárias: digestão, sucos digestivos.
Tendências a patologias: diabetes, gastrite crónica, digestão lenta, depressão, carencias alimentares, entre outros.

Leão
23 De Julho a 22 de Agosto

Elemento: fogo
Mobilidade: fixo
Polaridade: positivo/masculino
Planeta regente: sol
Características: o orgulho e a dignidade são características marcantes da sua personalidade. São dotados de uma grande vitalidade, um grande poder de realização e energia para vencer. Cheios de vitalidade, acolhedores, leais e honestos, gostam e precisam de constante atenção. Amam com paixão e tem grandes projectos. Não gostam de mostrar as suas fraquezas.
Os nativos de Leão possuem uma grande força de vontade, depositando muita confiança neles próprios. Eles «sabem» que nasceram para estar numa posição de liderança e autoridade, o que leva por vezes a chamarem a si o controlo de situações mesmo sem serem convidados, quando nesta posição tendem a provar a eles e aos outros que merecem tal confiança e nunca permanecem numa posição de subordinado por muito tempo.
Apesar de pouco auto-analíticos, têm consciência do efeito que causam nos outros e estudam normalmente, o que fazer para melhorar esse efeito. Abusam da sua vitalidade, sendo generosos, leais e sociáveis na condição de dominarem o seu meio. Coléricos mas um pouco rancorosos, são optimistas, gostam da vida. Perante a doença são corajosos e orgulhosos e não são de lamúrias procurando o belo e positivo em tudo.


Palavras-chave: vitalidade, orgulhoso, optimista
Frase-chave: “ Eu consigo”
Leão e a anatomia: corresponde ao coração e aos grandes vasos torácicos, particularmente á aorta, ao plexo solar, a coluna vertebral, ao corpo do pâncreas e, em especial, ao baço.
Funções secundárias: energia, vitalidade
Tendências a patologias: angina de peito, enfarto do miocárdio, cardiomegalia, entre outros.


Virgem
       23 De Agosto a 23 de Setembro

Elemento: terra
Mobilidade: mutável
Polaridade: negativo/feminino
Planeta regente: mercúrio
Características: A imagem da personalidade de Virgem transmite é a de alguém que presta muita atenção ao pormenor, meticuloso e perfeccionista, em especial no seu trabalho. São organizados, eficientes, extremamente analíticos e críticos de uma forma objectiva, apesar de por vezes se envolverem de tal modo em trivialidades que perdem o significado por inteiro. Pegam muitas vezes em trabalhos que outros consideram aborrecidos, porque na maneira de pensar de um Virgem, alguém tem de os fazer e eles parecem ser os únicos com a disponibilidade e paciência necessárias para isso.
São meticulosos e apurados com a limpeza, boa aparência e muito preocupados com a saúde, física e mental. Adoptam dietas e programas de manutenção para se manterem em óptimas condições físicas e conseguem ser uma «enciclopédia ambulante» no que toca a vitaminas e suplementos. Isto deve-se à sua consciencialização da necessidade de fazer um uso prático dos recursos naturais.
Apresentam um temperamento introvertido, são extremamente cerebrais utilizando muito o raciocínio, são hesitantes e receiam o erro, lógicos, perfeccionistas e conscienciosos
Reflectem, procuram compreender, prever e encontrar explicação para tudo. Têm tendência para programar tarefas para além do que pode realizar, sobrecarga se a si mesmo impondo obrigações e disciplina, dispersando energia deste modo.

Palavras-chave: introvertido, lógico, racional, perfeccionista
Frase-chave: “ eu analiso”
Virgem e a anatomia: corresponde ao intestino delgado, ao colen ascendente, ao colen transverso e ao colen descendente, ao baço, ao apêndice do pâncreas e a parte inferior do fígado.
Funções secundárias: hormonas insulina e glicogénio, metabolismo dos carbo hidratos, movimento peristáltico, libertação dos sucos necessários as diversas fases da digestão, assimilação de alimentos.
Tendências a patologias: hipo glicemia, parasitoses intestinais, cólicas intestinais, apendicite aguda, ma absorção, ansiedade, entre outros.


Balança
       24 De Setembro a 23 de Outubro

Elemento: ar
Mobilidade: cardinal
Polaridade: positivo/masculino
Planeta regente: Vénus
Características: Os nativos de Balança apresentam em situações sociais de forma graciosa e encantadora. São pessoas atraentes, não só pela aparência mas também pelo carisma da personalidade. Com a diplomacia do seu lado, são encontram-se muitas vezes no lugar de mediadores e dão frequentemente a ideia de se interessarem mais pelos outros que por eles próprios.
 Gostam de agradar a toda gente, o que os coloca frequentemente em sarilhos. Conseguem colocar-se no lugar do próximo e sabem sempre o que os outros estão a sentir. Acreditam piamente na igualdade e na justiça e conseguem analisar as situações de qualquer ângulo.
A tomada de decisões é, processo moroso para um balança e mesmo depois, esperam que alguém tome a decisão por eles ou só quando são pressionados pata tal. Escolhem na maior parte das vezes a decisão que encontra menor resistência.
Beleza, equilíbrio e harmonia são os que procuram nas pessoas e no meio que as rodeia. Ambientes mais adversos ou que não proporcionem estas condições podem afectar a saúde física e mental.
Os indivíduos de Balança possuem normalmente talentos artísticos e para embelezar o meio envolvente. Em regra, não gostam de estar sozinhos e a cooperação com os outros é sempre um objectivo. Balança é do zodíaco, o signo mais sociável.
Consideram-se mestres nas lides da casa, onde são extremamente organizados: arranjam lugar para tudo e colocam tudo no seu lugar. São também óptimos disciplinadores.


Palavras-chave: inconstante, diplomata, indeciso, sociável
Frase-chave: “Eu equilibro”
Balança e a anatomia: corresponde aos rins, as uretras, as glândulas supra-renais e a coluna lombar.
Funções secundárias: eliminação de toxinas, metabolismo basal, controla vaso motor
Tendências a patologias: lombalgia crónica, cistite, retenção urinária, leucorreia, entre outros.


Escorpião
       24 De Outubro a 22 de novembro

Elemento: água
Mobilidade: fixo
Polaridade: negativo/feminino
Planeta regente: Plutão
Características: Com uma personalidade um tanto ou quanto difícil de controlar, os nativos de Escorpião são bastante misteriosos e secretos quanto aos seus assuntos mas muito curiosos quantos aos dois outros. Têm um talento nato para descobrir segredos e informação confidencial. Estão sempre intuitivamente alerta para mudanças inevitáveis e conscientes das que se avizinham.
A função de um Escorpião reside no corte com o velho e na construção do novo. São as pessoas ideais em caso de emergência porque conseguem manter a calma em tempos de crise. São bastante versáteis e defendem com grande paixão e garra as causas que consideram justas. Os Escorpiões colocam grande esforço e sacrifício no alcance dos objectivos, o que pode ser por vezes uma característica menos boa. Estão por vezes ligeiramente descontentes com a situação actual e esperam atingir convicção suficiente para sentir mais desejadamente uma alteração ou mudança.
Quando a natureza intensamente emocional de um nativo deste signo se mistura com os seus desejos românticos, tornam-se possessivos e ciumentos.



Palavras-chave: apaixonado, intolerante, transformador, secreto.
Frase-chave: “ eu desejo”; “eu domino”
Escorpião e a anatomia: rege o conteúdo pélvico, ou seja, o colen sigmoide, recto, anûs, bexiga, uretra, os órgãos genitais internos e externos e a cavidade sinuosa e o nariz.
Funções secundárias: auxilia o sistema de excreção da água
Tendências a patologias: doenças sexuais, cólon irritável, sinusite e rinite crónica, hemorróidas, infertilidade, incontinência urinária, entre outros.


Sagitário
       23 De Novembro a 21 de Dezembro

Elemento: fogo
Mobilidade: mutável
Polaridade: positivo/ masculino
Planeta regente: Júpiter

Características: Os Sagitários possuem uma personalidade entusiasta, optimista e sempre de olhos postos no futuro. Têm fé e não há nada que os faça perder a exuberância pela vida. Mesmo que as coisas não correm bem, são capazes de encontrar sempre um lado positivo e identificar um significado e a razão pela qual as coisas aconteceram daquela forma.
Um Sagitário tem muitas filosofias, e porque entende que as nossas motivações e formas de pensar estão relacionadas com a altura e local onde estamos, as suas ideias e argumentos podem soar quase proféticos. Nalgumas ocasiões, podem estar tanto com a cabeça no ar que não vêem algo correcto que esteja à sua frente.
Os Sagitários têm tendência para tirar conclusões precipitadas e de se estenderem em compromissos, tempo e objectivos. Honestos e frontais podem por vezes magoar ou ofender alguém com um dos seus comentários espontâneos, ficando de certa forma melindrados, quando se apercebem dos efeitos das suas palavras. Infelizmente, em certas alturas em que eles não se aperceberão do mal que causaram.



Palavras-chave: independente, optimista, filosófico, aventureiro
Frase-chave: “ eu vejo”
Sagitário e a anatomia: corresponde a bacia, as ancas, ao disco intra vertebralL5-S1, ao sacro, ao cóccix, as nádegas e a coxa.
Funções secundárias: funções expiratórias dos pulmões, na eliminação do dióxido de carbono produzido durante o metabolismo.
Tendências a patologias: desordens na região das coxas, dor coccigeana, lombociatalgia, entre outros.


Capricórnio
       22 De Dezembro a 20 de Janeiro

Elemento: terra
Mobilidade: cardinal
Polaridade: negativo/feminino
Planeta regente: Saturno
Características: Por serem tão prudentes, são adeptos da utilização de qualquer informação com que se deparem.
Os nativos de Capricórnio costumam aparentar serem calmos, tímidos ou um pouco reservados, sobretudo na primeira impressão. Tudo o que fazem, tem um propósito e é feito para alcançar um objectivo bem tangível. Paciência, disciplina e trabalho árduo ajudam estes indivíduos a conseguirem aquilo a que se propuseram ceda na vida.
Apesar de levarem o seu tempo a percorrer o caminho traçado, fazem-no de forma segura e sem colocar o pé em falso, e sem mudar de direcção. Organizados e metódicos, são capazes de lidar com grandes responsabilidades e obrigações. Preocupam-se bastante com a sua reputação e sentem a necessidade máxima de realização pessoal.
Acham-se merecedores de retribuição por tudo o que contribuem, gostando de ser reconhecidos por isso.
.

Palavras-chave: responsável, cauteloso, ambicioso, estruturado
Frase-chave: “ eu utilizo”; “eu posso”
Capricórnio e a anatomia: corresponde aos joelhos, tanto do ponto de vista ósseo como articular e musculo-tendinoso.
Funções secundárias: síntese das proteínas dos ossos.
Tendências a patologias: artrite reumatóide, artrose dos joelhos, osteoartrose, entre outras.


Aquário
       21 De Janeiro a 19 de Fevereiro

Elemento: ar
Mobilidade: fixo
Polaridade: positivo/masculino
Planeta regente: úrano
Características: A personalidade de Aquário parece funcionar maioritariamente no plano mental. Intelectuais e com pontos de vista independentes, as suas opiniões vão muitas vezes de encontro às crenças populares e teorias gerais. Parecem estar à frente do seu tempo ou ser mesmo brilhantes e tendem a chocar com as suas ideias e modo de pensar.
São originais, criativos e possuem um temperamento bastante imprevisível, pendendo para a irritação quando os outros não percebem as suas ideias. Para um Aquário, a segurança está na companhia de pensadores como ele onde as suas ideias são compreendidas. Desprezam a hipocrisia, a falsidade e a imitação, e depositam toda a sua lealdade nos seus amigos.
Envolvem-se normalmente em organizações ou clubes onde todos beneficiam dos objectivos do grupo. São orientados para o contacto com as pessoas, relações às quais dão grande valor. Porque acreditam na igualdade, são o signo mais capaz e provável de alcançar uma relação platónica. Úrano na primeira casa astrológica realça estas qualidades.


Palavras-chave: liberdade, progressista, perfeccionista, idealista
Frase chave: “eu sei”
Aquário e a anatomia: corresponde as pernas e tornozelos.
Funções secundárias: coordenação motora
Tendências a patologias: caimbras, úlceras varicosas, varizes, distrofia muscular, entre outros.


  Peixes
       20 De Fevereiro a 20 de Março

Elemento: água
Mobilidade: mutável
Polaridade: negativo/feminino
Planeta regente: Neptuno
Características: Peixe mostram-se etéreos e misteriosamente charmosos, quase frágeis. Mostram, um nível de consciencialização que muitos desconhecem. Não são pessoas materialistas, entregam-se frequentemente de corpo e alma a causas que os outros vêm como perdidas – para eles não existe nada sem redenção.
Cheios de compaixão, a realidade em que vivem é tão verdadeira quanto a física. Possuem uma paz interior invejável e conseguem manter-se calmos nas circunstâncias mais adversas.   Visionários e muito sensíveis, respondem facilmente aos pensamentos e sentimentos dos outros. Conseguem perceber se os outros estão a passar por dificuldades, detectando a dor e sofrimento nas suas vidas.
Peixes escolhem muitas vezes dedicarem todo o seu tempo e energia a ajudar alguém desolado, e fá-lo sem pensar na recompensa. São capazes de se colocar nas condições mais indesejáveis para ajudar a libertar a carga de outros.
Peixes costumam ser bastante artístico se por natureza, virados sobretudo para a música e dança, mas também para a pintura, representação e outros. Nada egoístas e muito dedicados, fecham os olhos aos defeitos dos que amam.



Palavras-chave: sensível, sonhador, tranquilo, indeciso
Frase chave: “ eu acredito”
Peixes e a anatomia: corresponde aos pés
Funções secundárias: parte das actividades do sistema imunológico, metabolismo dos líquidos, processo do sono e sonhos.
Tendências a patologias: pé chato, recuperação física lenta, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário