quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Os Planetas



Os planetas exprimem polaridades e especificidades energéticas, ilustradas pelo contexto ou pelo cenário constituído pelo zodíaco e pelas doze casas. Na astrologia, as posições e configurações que os planetas apresentam são o que caracteriza o homem com mais precisão.

Existem 3 tipos de planetas, os pessoais, os sociais e os transpessoais.
Os pessoais apresentam características sobre o desenvolvimento pessoal, sobre o “Eu”, e os planetas que nos dão essa informação são a lua, Marte, mercúrio, sol e Vénus.
Os sociais têm características sobre o desenvolvimento social, da relação entre o “eu “ e “tu”. Os planetas responsáveis são Júpiter e Saturno.
Os transpessoais são úrano, Neptuno e Plutão e dão-nos características da relação do eu com os outros, o universo, o cosmos, o todo.


Sol
Signo astrológico: leão.

O sol é o astro da vida, é a síntese de todas as energias planetárias, mas também possui uma especificidade própria, representa o individualismo.
Significado geral: criatividade, fecundação, actividade, individualismo, consciência, desenvolvimento do “eu”, poder, autoridade. A energia solar é quente e seca, mais quente do que seca.
Psicologia: altivez, orgulho, vontade, ambição brilho.
Significado médico
Fisiologia: o sol é o indicador de vitalidade geral no indivíduo, do metabolismo base e da actividade celular em geral. Simboliza as energias centralizadoras e reguladoras do organismo a nível celular, os centros de comando nervoso, sistema de controlo endócrino e as funções de distribuição do sangue. Também simboliza todos os processos conscientes e tem responsabilidade pelas funções do cérebro. Representa o pólo activo, quente e móvel da fecundidade.
Órgãos e tecidos: o sol esta associado ao coração, pâncreas, córtex cerebral e ao plexo solar. A nível dos tecidos corporais, rege o sangue e o sistema arterial que o distribui. Entre as várias funções do sangue, as de oxigenação das células e de defesa contra os agressores (imunidade).
Patologicamente: a energia solar é consumptiva, inflamante e exclusiva.
Em excesso pode originar um aceleramento do metabolismo base, cuja sintomatologia é idêntica ao hipertiroidismo, com termo fobia, sede, emagrecimento, taquicardia, nervosismo, tremores, entre ouros. Pode traduzir se em processos inflamatórios ou fenómenos congestivos.
Quando a energia solar é insuficiente pode originar um abrandamento d metabolismo, que se pode manifestar com uma diminuição da temperatura do corpo, sensibilidade extrema ao frio, diminuição das funções psicomotoras, perturbações de vigilância, bradicardia, défices imunitários inatos ou adquiridos, problemas de esterilidade.
A energia solar pode ser só perturbada, sem excesso ou insuficiência, manifestando se com problemas de consciência, anomalia a nível dos cromossomas ou genéticas, malformações congénitas, disfunções endócrinas, perturbações do ritmo ou condução cardíaca, entre outros.

Lua
Signo regente: caranguejo

A lua é o astro da noite, da feminilidade, a lua completa o sol, opondo se a ele em muitos pontos. Representa o colectivo, o clã, o ambiente, o publico.
Significado geral: receptividade, feminilidade, plasticidade, maternidade, fecundidade, no sentido feminino, receptivo, nutrição, interiorização, conservação, imaginação, sono, sonho e inconsciente. A energia lunar é fria e húmida, mais fria do que húmida, fluidificante, diluente e passiva.
Psicologia: totalmente ligada a interioridade, passividade ou reactividade. A lua permite abordar o pólo instintivo, primitivo, da psique, o inconsciente ou o sonho. Imaginário, instável e com tendência para se fechar sobre si mesmo.

Significado médico:
Fisiologia: a lua esta ligada a todas as funções inconscientes, como sistema nervoso vegetativo ou os centros de comando automático do bolbo raquidiano. Apresenta uma relação directa com a água do organismo e em particular com o sistema linfático. Todas as energias de anabolismo e processos que levem a acumulação de matérias ou á sua integração no organismo possuem igualmente uma componente lunar, como a digestão, armazenamento de matéria e de energia. Também a fecundação, na sua polaridade receptiva e passiva, maternidade, funções de lactação, o sono e os sonhos pertencem ao domínio lunar.
Órgãos e tecidos: estômago, sistema nervoso vegetativo e bolbo raquidianos, a linfa, o útero e as glândulas mamarias, a gordura, o sistema linfático, a sinovia e o liquido cefalorraquidiano.
Patologicamente: a energia lunar provoca retardamento e inibição, privilegia e matéria em relação a energia e provoca acumulação de líquidos e de matéria.
Em excesso, a energia lunar pode originar problemas de obesidade que podem afectar as funções respiratórias ou provocar problemas de consciência. Também se pode manifestar através de edemas, de expansão de quistos, um abrandamento do trânsito intestinal ou da digestão, problemas de vigília, bulimia, ente ouros.
Em deficiência a energia lunar pode manifestar se através de emagrecimento ou magreza excessiva, crescimento insuficiente, carências, insónias.
Alguns problemas de esterilidade e doenças de carácter infeccioso também podem estar ligados á energia lunar.

Mercúrio
Signo astrológico: gémeos

Significado geral: trocas, comunicação, movimento, transmissão, adaptação, vivacidade, relação e intelectualização. Apresenta uma energia dupla, por um lado seca e fria e por outro húmida e fria. A energia de mercúrio permite as trocas, as transmissões e as adaptações.
Psicologia: ligado a mentalização, que é efectuada em detrimento dos sentimentos, especialista da palavra, conceito, lógica, mais a vontade no discurso do que na acção concreta.
Significado médico:
Fisiologia: mercúrio esta ligado a todas as trocas intramembranares do organismo, como as trocas capilares ao nível circulatório e as trocas gasosas  ao nível respiratório. Também esta relacionado com as transmissões de informações vindas do exterior para o interior(orgaos dos sentidos), no interior do organismo(condução nervosa, mecanismos sinápticos, relações entre as glandulas endocrinas) e do interior para o exterior(movimentos, gestos,palavras). Está nomeadamente ligado a todos os fenómenos de adaptação.
Órgãos e tecidos:pulmões, nomeadamente a nível alveolar, onde ocorrem as trocas, a laringe, a glândula tiróide, os nervos, vectores de informação e os capilares sannguineos.
Patologicamente: a energia mercuriana traz instabilidade e agitaçaõ.
Em excesso pode provocar nervosismo, agitação, tremuras, dificuladee de concentração, entre outros.
Em deficiência pode obstruir as faculaddaes de adaptação aos fenómenos externos, alterar a linguagem, as capacidades de trocas a nível respiratório ou capilar e as transmissões de informação a nível neurológico, sensorial ou endócrino.
Quando é somente perturbada a energia mercuriana pode causar problemas de epilepsia, movimentos anormais, anomalias de sensibilidade, alucinações visuais ou auditivas, perturbações de memoria , entre outras.

Vénus
Signo astrológico: touro

Significado geral: harmonia, doçura, estética, sensualidade, voluptuosidade, moderação, refinamento, equilíbrio e leveza. A energia de Vénus é quente e húmida, é temperante, calmante, equilibradora e moderadora.
Psicologia: a sensualidade domina, oscila entre interior e o exterior, segundo as oportunidades, ou o que o rodeia.

Significado médico:
Fisiologia: Vénus representa as funções com tendência para o equilíbrio, tanto a nível físico, como molecular. Abranda, lubrifica e distende. São lhe atribuídas características feminilizantes, em particular a nível endócrino, e da sensibilidade táctil, porque esta associado ao prazer.
Órgãos e tecidos: os rins, a boca e a bargante, principalmente a faringe, as mucosas, o cerebelo e as veias.
Patologicamente: a energia é lasciva, luxuriante e encadeia a preguiça.
Em excesso a energia venusiana pode causar derramamentos excessivos das mucosas, tonicidade insuficiente a nível muscular, preguiça intestinal, apetites exagerados, excessivos em relação a capacidade do organismo, entre outros.
Em deficiência a energia venusiana vai manifestar se por uma tonicidade muscular excessiva e por movimentos desajeitados.
Quando ocorrem perturbações da energia venusiana, podem ocorrer perturbações do equilíbrio, vertigens e alguns problemas relacionados com a homeostasia.


Marte
Signo astrológico: carneiro
Marte é oposto e complementar de Vénus, este planeta é o símbolo da agressividade e da virilidade.
Significado geral: dinamismo, impulsão, iniciativa, entusiasmo, ardor, acelaração, espontaneidade, agressividade, irritabilidade, erectilidade e virilidade. A energia de Marte é quente e seca, traz o dinamismo, a iniciativa, o arranque e aceleração estimulante e excitante.
Psicologia: impulsividade e combatividade, a acção prima sobre a reflexão.

Significado médico:
Fisiologia: Marte rege tudo o que no organismo tende para a exteriorização e para a aceleração de movimento. Também esta ligado às reacções quando ocorre uma invasão externa, as capacidades de destrição de elementos estranhos ao organismo. Os processos que fornecem virilidade e as funções de erecção também são regidos por Marte. O ferro, que pertence a constituição de hemoglobina é governado por Marte.
Órgãos e tecidos: sistema muscular estriado, ou seja, o voluntário, os órgãos genitais externos, o nariz, as artérias de baixo calibre e as emacias.
Patologicamente: a energia marciana é inflamatória, abrasadora e destruidora. Manifestando se geralmente de uma forma violenta mas previsível e adaptada a causa do problema.
Em excesso a energia marciana pode manifestar se sob a forma de febres, reacções violentas face as agressões externas, de inflamações, de problemas erécteis, de crises dolorosas agudas, de tonicidade excessiva e que pode provocar cãibras ou reacções violentas, entre outros.
Em deficiência, pode manifestar se em inércia, ausências reacção as agressões externas, tonicidade muscular insuficiente, défice na erecção, anemia por carência de ferro, entre outros.
Uma perturbação pode originar rupturas brutais das estruturas corporais, quer elas surjam num estado saudável ou patológico, fracturas, rasgões, hemorragias, traumatismos e queimaduras, entre outros.

Júpiter
Signo astrológico: sagitário

É o mais volumoso de todos os planetas.
Significado geral: protecção, benevolência, simpatia, generosidade, convivialidade, expansão, dilatação, maturação, coordenação e coesão. A energia de Júpiter e quente e húmida e tem tendência a amadurecer, proteger e regular.
Psicologia: extraversão, calor e generosidade com os outros, simpatia, comunicativa e optimista.

Significado médico:
Fisiologia: Júpiter desenvolve, protege, regula e amadurece. Ao nível do desenvolvimento, pode se citar a síntese de proteínas, garantida em grande parte pelo fígado. Organiza os materiais e estrutura-os. Também é responsável pela estatura corporal. Das funções de protecção destaca se a desintoxicação hepática. A regulação ocorre sobretudo na digestão e na assimilação e também desempenha um papel harmonizador nos movimentos digestivos. A regulação e harmonização afectam o nível emocional, a energia optimista de Júpiter possui propriedades anti depressivas e calmantes.
Órgãos e tecidos: o fígado, as glândulas supra-renais, as serosas e outros tecidos protectores, como a pleura e meninges.
Patologicamente: a energia é hipertrofiante e causadora do aumento de peso.
Em excesso, a energia jupteriana pode manifestar se em apetite exagerado, por alimentos gordos e salgados, um excesso da forma corporal por sobrecargas ou depósitos de gorduras ao nível do sangue, cutâneo ou dos tecidos orgânicos, a hipertrofia do fígado e do baço, tumefacções ou tumores, geralmente benignos.
Em insuficiência, pode manifestar se por uma magreza excessiva, anorexia ou síndrome depressivo, entre outros.
Quando a energia jupteriana e perturbada pode originar problemas gástricos em que o fígado não desempenha o seu papel harmonizador dos movimentos digestivos, patologias hepáticas. Também pode provocar alguma irritabilidade excessiva.

Saturno

Signo astrologico: Capricórnio

Significado geral: concentração, cristalização, estruturação, diminuição do movimento, encolhimento, abstracção, arrefecimento, limitação, isolamento e conservação. A energia saturniana é fria e seca, mais fria do que seca, concentra, disseca, cristaliza, solidifica, retêm e retrai.
Psicologia: introvertido, frustrado por não poder participar no mundo.

Significado médico:
Fisiologia: os fenómenos de cristalização e solidificação dos ossos e cartilagens, os processos de reparação, de cicatrização, as capacidades de adstringência a nível cutâneo, de concentração a nível do meio interior, o metabolismo do fósforo e do cálcio e o sistema hormonal que lhe esta associado (paratiroideias, calcitonina). Saturno também está ligado a todos os processos de envelhecimento.
Órgãos e tecidos: Saturno governa a pele, limita o organismo com o meio exterior, os ossos, os dentes, cabelos, pêlos, unhas, a vesícula biliar e os joelhos.
Patologicamente: a energia saturniana obstrui, provoca rigidez, esclerose e congela.
Em excesso pode conduzir a um processo de envelhecimento prematuro, fenómenos de esclerose, de fibrose, degenerescência, de anorexia ou depressão.
A insuficiência pode manifestar se por uma fragilidade óssea, por um defeito de consolidação das fracturas ou de cicatrização dos tecidos, nomeadamente o cutâneo devido a uma adstringência insuficiente que causa transpiração excessiva, poliuria, diarreias, entre outros.
A energia saturniana perturbada pode originar depósitos ou cristalizações anormais, como a gota, litiases, fenómenos de artrose, de perda de mobilidade a nível das articulações, entre outros.

Úrano

Signo astrologico: aquário

Significado geral: explosão, desintegração, marginalização, universalização, novidade, génio e excepção. A energia ureniana é de natureza instável e explosiva.
Psicologia: o individualismo é levado ao extremo.

Significado médico
Fisiologicamente: manifesta se sobretudo nos fenómenos de desintegração, nos processos de exteriorização de uma patologia, em particular, a nível cutâneo, o que constitui uma forma de eliminar o agente patogénico. Também apresenta um papel significativo ao nível da circulação das energias nos meridianos e nos chackras.
Órgãos e tecidos: úrano rege globalmente o hipotalamo e a hipófise, os olhos, os nervos ópticos e as glândulas lacrimais.
Patologicamente: a energia ureniana provoca explosão e desagregação. Atribui se a úrano todas as reacções ou crises pouco habituais ou exageradas, nomeadamente se são brutais, violentas e imprevisíveis, como o choque anafilatico, a urticária generalizada, todas as reacções alérgicas repentinas, alguns problemas de origem psicossomática como as crises de tétano, crises de histeria, epilepsia generalizada.

Neptuno

Signo astrológico: peixes
Significado geral: fluidez, diluição, dissolução, contemplação, inspiração, subtilização, sublimação e espiritualização. A energia de Neptuno tende a fluidificar, a tornar mais subtil dissolver os limites de tudo. É o planeta da consciência do absoluto, da consciência total. O espírito sobrepõe se a matéria e a energia.
Psicologia: sensibilidade, receptividade, intuição e capacidade de se fundir no meio ambiente.

Significado médico:
Fisiologia: a energia neptuniana estende se pouco ao domínio físico, é muito mais a nível energético. Neptuno permite a sublimação da matéria em energia e faz com que tenda a ser subtil. A nível psíquico, a energia de Neptuno esta relacionada na qualidade dos estados de consciência, de vigilância, no equilíbrio vigília/sono e nas capacidades de sublimar a energia sexual, para que participe no esclarecimento e na abertura do campo de consciência e seja uma fonte de inspiração.
Órgãos e tecidos: Neptuno rege a espinal medula, o liquido cefaloraquidiano, as glândulas salivares e galndula a pineal ou da epifise.
Patologicamente: as patologia ligadas a Neptuno são frequentemente difíceis de diagnosticar. Alguns acessos de catalepsia, estado de coma, as arcoses, as intoxicações que alteram o estado de consciência como drogas, medicamentos e álcool quando são utilizadas como meio de transformar a consciência e de viver experiencias fora do normal, as psicoses alucinatórias, de um modo geral, todos os tipos de alucinações.

Plutão

Signo astrológico: escorpião

Plutão é o planeta do mistério, do fogo, do secreto, das metamorfoses.
Significado geral: mutação, metamorfose, putrefacção, degenerescência, pulsão, poder escondido ou oculto, regeneração e sexualidade. A energia plutónica permite as transformações, as transmutações.
Psicologia: Plutão simboliza as profundezas da psique de onde pode emanar o melhor e o pior.

Significado médico:
Fisiologicamente: rege os fenómenos de putrefacção, a nível do conteúdo colico, os processos de mutação, o que contribui para o processo evolutivo de caracteres mas também as transformações que conduzem a morte do indivíduo, os fenómenos de regeneração, que terminam numa reconstrução completa dos tecidos lesados, graças as informações contidas nas células ou a intervenção externa e os processos de cura sem explicação. A energia plutónica também se manifesta na sexualidade e no processo de criação e perpetuação da espécie.
Órgãos e tecidos: rege os ovários e os testículos, as glândulas endócrinas (hormonas sexuais) e as exócrina (gâmetas), a prostata, as trompas de Falópio e o cólon.
Patologicamente: proliferações cancerosas, leucemias, algumas doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis e herpes, todos os fenómenos de necrose dos tecidos, os envenenamentos ou as intoxicações e as doenças provocada por irradiações.


Os pares planetários representam extrema importância na astrologia médica, existem planetas que apresentam energias opostas, mas que se complementam. É extremamente útil para compreender o equilíbrio dinâmico do funcionamento humano, tanto fisiológico como psicológico, e assim reequilibrar este mesmo funcionamento. Esta expresso no quadro a seguir representado as energias opostas e complementares entre os planetas, somente mercúrio não pode ser oposto a qualquer outro planeta, devido a neutralidade da sua energia.

                    Sol:
*        Catabolismo;
*        Energia,
*        Exteriorização;
*        Calor;
*        Energia directamente disponível;
*        Organização;
*        Transformação;
*        Actividade;
*        Actividades torácicas;
*        Virilidade;
*        Espermatozóide;
*        Vivacidade;
*        Hipertiróide;
*        Actividade consciente;
*        Vigilância.
                     Lua:
*        Anabolismo;
*        Forma, matéria;
*        Interiorização;
*        Frio;
*        Energia de reserva;
*        Difusão;
*        Conservação;
*        Repouso;
*        Actividade abdominal;
*        Feminilidade;
*        Óvulo;
*        Peso;
*        Hipotiróide;
*         Actividade inconsciente;
*        Sono

Marte:
*        Contracção;
*        Secura;
*        Excitação;
*        Tensão;
*        Repulsão;
*        Ruptura;
*        Inflamação.
Vénus:
*        Relaxamento;
*        Humidade, lubrificação;
*        Descanso;
*        Brandura, lassidão;
*        Atracção;
*        Coesão;
*        Emoliência.

Júpiter:
*        Excesso;
*        Dilatação;
*        Expansão;
*        Síntese;
*        Boa forma;
*        Bulimia;
*        Exteriorização;
*        Hipertrofia;
*        Bom humor;
*        Optimismo;
*        Integração, participação.
Saturno:
*        Carência;
*        Retraimento, estenose;
*        Restrição;
*        Destruição;
*        Magreza;
*        Anorexia;
*        Interiorização;
*        Atrofia;
*        Depressão;
*        Pessimismo;
*        Isolamento, rejeição.

A Lua
*        Fluidez;
*        Dissolução;
*        Diluição;
*        Bulimia;
*        Primazia;
*        Instinto.
Saturno:
*        Rigidez;
*        Cristalização;
*        Concentração;
*        Anorexia;
*        Secundariedade;
*        Reflexão.

Sem comentários:

Enviar um comentário