quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Os Planetas nas Casas Astrológicas


A posição dos planetas indica o sector fisiológico no qual a energia planetária modelada pelo signo que ocupa e os aspectos que recebe, é mais particularmente activa. É possível as tendências patológicas.

O Sol nas casas

Sol na casa I: se o sol estiver em harmonia, esta posição reforça, a saúde, a vitalidade, o crescimento, a fecundidade masculina, a solidez da ligação entre a consciência e o corpo físico. Se o sol estiver em dissonância, as características referidas anteriormente são enfraquecidas.

Nas outras casas, a presença do sol reforça as funções simbolizadas pela casa que ocupa, desempenhando um papel estimulante, mas quando em dissonância enfraquece, provoca insuficiência ou anomalia, ao nível das funções da casa que ocupa.



Casas
Lua
I
Harmónica: esta configuração tem tendência a reforçar as funções de nutrição, de reserva, de clausura ou de retenção / Dissonância: as funções orgânicas ou energéticas são insuficientes, letárgicas. As reacções são lentas e difíceis.
II
Harmónica: posição muito favorável às funções de anabolismo e de assimilação / Dissonância: problemas de assimilação que se reflectem no crescimento, instabilidade a nível do apetite, possibilidade de anorexia, carência, obesidade, carências de origem alimentar…
III
Harmónica: posição favorável ao movimento dos líquidos, á pequena circulação e às trocas. Os riscos de edemas são reduzidos. / Dissonante: os movimentos de fraca amplitude são limitados ou perturbados. A respiração pode ser perturbada por uma obesidade excessiva ou uma estas líquida (edema pulmonar).
IV
Harmónica: é uma posição favorável às reservas de energia e de matéria / Dissonância: pode conduzir, segundo o signo ocupado e os aspectos recebidos, a excessos de gordura ou carência de nutrientes essenciais fornecidos pela alimentação e normalmente armazenados. Tendência para quistos, edemas, …
V
Harmónica: posição favorável para a fecundidade, para a gestão de energia / Dissonância: a fecundidade pode ser afectada, as capacidades energéticas são inconstantes, com momentos de fraqueza.
VI
Harmónica: os contributos alimentares são adaptados às necessidades e ao equilíbrio fisiológico. O crescimento ganha, em regularidade. / Dissonância: tendência para a inadequação entre as necessidades do meio interior e os contributos. Possibilidade de problemas de saúde durante a infância ou de problemas de crescimento.
VII
Harmónica: favorável as trocas com o exterior, à colaboração ou à associação dos diferentes órgãos, à evolução dos transplantes… / Dissonância: tendência para o isolamento ou para a passividade dos vários órgãos, nas suas funções comuns. Os transplantes têm dificuldades em ser integrados, o organismo reage pouco…
VIII
Harmónica: limita as perdas, os escoamentos, ou favorece-os quando são necessários para a cura. / Dissonância: tendência para anomalias menstruais, para perdas seminais, para abortos espontâneos…
IX
Harmónica: favorável aos movimentos circulatórios e ao trânsito intestinal. / Dissonância: tendências para problemas da grande circulação com possibilidade de fuga hídrica nos espaços extra celulares e para a formação de edemas ou derramamentos…
X
Harmónica: favorável às regulações nervosas, particularmente às neurovegetativas, ao sistema endócrino e á grande circulação. / Dissonância: disfunções a nível do sistema neurovegetativo, o que pode reflectir-se a tenção arterial, no ritmo cardíaco, o peristaltismo intestinal…
XI
Harmónica: favorável às evacuações ou as reacções fora do normal, uma vez que eles vão no sentido da cura… / Dissonância: tendência para hemorragias principalmente a nível digestivo ou uterino….
XII
Harmónica: tendência para suavizar algumas doenças, das quais o próprio sujeito não tem consciência. / Dissonância: tendência para o fechamento sobre si mesmo, para o autismo. As doenças graves podem provocar uma renúncia ou uma fuga, o sujeito recusa enfrentar a doença ou tenta abstrair-se dela.
 



Casas
Mercúrio
I
Harmónico: favorável à mobilidade, à vivacidade, às faculdades de adaptação, às trocas e transmissões. / Dissonância: a fisiologia tem tendência a absorver os defeitos da energia de mercúrio (instabilidade, dispersão, agitação, nervosismo, psicossomatização…)
II
Harmónico: favorável à assimilação, à adaptação dos nutrientes às necessidades do organismo. / Dissonância: tendência para perturbar as funções da assimilação…
II
Harmónico: muito favorável às trocas entre membranas, aos movimentos respiratórios, ao peristaltismo intestinal e aos reflexos. / Dissonância: forte tendência para os movimentos fora do normal, para as tremuras e para os tiques; o peristaltismo intestinal pode ser perturbado…
IV
Harmónico: favorável as reservas e as trocas entre a circulação e o meio extra celular (limita o risco de edema). / Dissonância: as funções de reserva podem tomar um carácter irregular, o movimento vai ao encontro da recuperação e da conservação de energia…
V
Harmónico: a gestão de energia é adaptada e precisa. O sujeito está consciente dos seus limites e das suas possibilidades físicas e energéticas. /Dissonância: incapacidade para gerir correctamente as suas energias devido á instabilidade ou irregularidade do modo de vida, nos horários de sono, na alimentação etc.
VI
Harmónico: bom equilíbrio do meio interior, excelentes capacidades de adaptação aos factores exteriores. / Dissonância: variações anormais da composição do meio interior, as faculdades de adaptação ao meio exterior são instáveis ou anormais…
VII
Harmónico: favorável às comunicações e à acção sinérgica dos vários órgãos, às trocas com o meio exterior. / Dissonância: tendência para instabilidade nestas áreas.
VIII
Harmónico: favorável no plano sexual (grande sensibilidade, bom equilíbrio das hormonas sexuais, boa mobilidade de gâmetas….) / Dissonância: tendência para irregularidade menstrual, normalmente devido a problemas hormonais; problemas de ejaculação precoce, falha na mobilidade dos espermatozóides…
IX
Harmónico: favorável aos movimentos circulatórios, particularmente ao nível das extremidades, ao transito intestinal e a todos os movimentos de grande amplitude. / Dissonância: possibilidade de migração sanguínea, de cálculos ou de outras formações, responsáveis por embolias.
X
Harmónico: favorável às capacidades de adaptação dos grandes sistemas de regulação do organismo. / Dissonância: estes sistemas têm tendência a funcionar de forma irregular, a comunicação e as relações entre os centros e os órgãos periféricos são perturbados.
XI
Harmónico: favorável á exteriorização benéfica de uma patologia profunda, reduz os riscos de desperdício de matéria ou de energia. / Dissonância: tendência para perdas anormais devido a uma perda de energia…
XII
Harmónico: tendência para minimizar os riscos de isolamento, de ausência de relacionamentos e de comunicação. / Dissonância: nítida tendência para o isolamento, o raciocínio pode ser bastante afectado, chegando mesmo à incoerência.

Casas
Vénus
I
Harmónico: favoreça a expressão de energia venusiana, em particular a nível morfológico e fisiológico. / Dissonância: a energia tem tendência para adquirir os defeitos do planeta (preguiça, desequilíbrio, falta de vivacidade, falta de tonicidade, excesso de humidade em particular nas mucosas.
II
Harmónico: tendência para equilibrar os apetites, para reduzir os riscos de excessos ou carências de origem alimentar e a favorecer a assimilação. / Dissonância: tendência para excessos alimentares, principalmente no que toca a alimentos doces, o que implica um risco de obesidade.
III
Harmónico: tendência para equilibrar os movimentos respiratórios e a secreção de muco a este nível, para harmonizar o peristaltismo digestivo. Reduz os riscos de refluxo gástrico, de vómitos e de secura intestinal. / Dissonância: probabilidade de tremuras a nível cerebral, os reflexos são fracos o inexistentes.
IV
Harmónico: equilibra o armazenamento da energia, seja sob a forma de gorduras e glicogénio ou de substâncias mais subtis (essência energética). / Dissonância: tendência para as sobrecargas, para a obesidade e para edemas.
V
Harmónico: favorável às capacidades de recuperação pelo repouso e á fecundidade. / Dissonância: desfavorável à fecundidade, a energia é mal gerida, a ausência de movimento e a passividade bloqueiam o metabolismo energético, isto prejudica a resistência.
VI
Harmónico: favorável ao equilíbrio do meio interior e à adaptação do organismo em relação aos factores externos. / Dissonância: tendência para o desequilíbrio do meio interior, em particular de origem renal; má adaptação aos factores externos…
VII
Harmónico: favorável ao funcionamento sinérgico dos vários órgãos, às extracções, aos transplantes e às trocas entre o meio interior e exterior. / Dissonância: tendência para o desequilíbrio das trocas com o exterior. Más relações entre as várias funções orgânica e energética. 
VIII
Harmónico: sexualidade harmoniosa e fecunda, secreções genitais equilibradas e adaptadas. / Dissonância: anomalias a nível das secreções genitais, problemas de fecundidade…
IX
Harmónico: favorável á circulação sanguínea e ao trânsito intestinal. / Dissonância: tendência para um abrandamento dos movimentos circulatórios e digestivos por falta de tonicidade ou por insuficiência de secreções.
X
Harmónico: favorável a um bom equilíbrio a nível cardiovascular, endócrino e neurológicos. / Dissonância: tendência para problemas a nível dos grandes centros de regulação.
XI
Harmónico: favorável à transpiração e às trocas cutâneas, à agilidade e a um equilíbrio hidro-sebáceo correcto da pele. Reduz o risco de desperdício da matéria e de energia. / Dissonância: tendência para provocar um desequilíbrio neste sector, aumenta o risco de erupções cutâneas purulentas…
XII
Harmónico: tudo o que simboliza esta casa é atenuado. / Dissonância: reforça as tendências da casa, 

Casas
Marte
I
Harmónico: reforça a vitalidade, o dinamismo, a tonicidade e a capacidade de reacção do sujeito a todos os níveis. / Dissonância: aumenta os riscos de inflamação aguda, de reacções brutais, de hiper-excitabilidade…
II
Harmónico: reforça o apetite, as capacidades de assimilação e de transformação, o anabolismo sem risco de sobrecarga ou obesidade. / Dissonância: tendência para a aceleração de processos e para um calor excessivo a nível digestivo, prejudicando o anabolismo (o sujeito tem sempre fome, come muito, mas mantém-se muito magro)
III
Harmónico: reforça as capacidades dos movimentos respiratórios, o tónus digestivo, a pequena circulação e os reflexos. / Dissonante: estes movimentos são bloqueados por anomalias a nível de tonicidade muscular. 
IV
Harmónico: favorável aos processos de armazenamento. / Dissonância: tendência para a diminuição das reservas do organismo, as gorduras são excessivamente utilizadas, ou colocadas de uma forma anormal…
V
Harmónico: a energia é orientada para a actividade e para o movimento. É gerida de uma forma dinâmica. Favorável á fecundidade masculina e à resistência. / Dissonância: tendência para o excesso de actividade que pode levar a um esgotamento da energia devido a uma consumo exagerado. 
VI
Harmónico: favorável à homeostasia. O exercício físico pode ser um meio para equilibrar o meio interior. / Dissonância: propensão para um hiper-funcionamento a nível nervoso, arterial, muscular… 
VII
Harmónico: favorável às trocas com o exterior, que ganham em dinamismo. / Dissonância: as trocas com o exterior têm tendência a ser bloqueadas por problemas inflamatórios ou excitabilidade excessiva. Conflitos entro os vários órgãos ou funções energéticas…
VIII
Harmónico: favorável às funções sexuais, à secreção de hormonas masculinas e às capacidades de regeneração. / Dissonância tendências para problemas relacionados com a esfera sexual, como impotência, excitação excessiva, ejaculação precoce…
IX
Harmónico: favorável á mobilidade em geral, a todos os movimentos de grande amplitude, á tonicidade cardiovascular e ao trânsito intestinal. / Dissonância: aumenta os riscos de hipertensão arterial, de anomalias no funcionamento dos músculos cardíacos…
X
Harmónico: favorável aos mecanismos de regulação como o sistema endócrino e nervosos. / Dissonância: tendência para anomalias nestes dois sistemas de regulação, principalmente por hiperactividade. Inflamações podem afectar o sistema nervoso de uma forma difusa.
XI
Harmónico: favorável à adstringência a nível cutâneo e à vasoconstrição sanguínea, o que diminui o risco de perdas hídricas, de hemorragias e penetração de energias patogénicas. / Dissonância: possibilidade de perturbações a nível cutâneo…
XII
Harmónico: reduz os riscos de perda do conhecimento, de coma e de isolamento. / Dissonância: aumenta o risco de acidente, de psicose de expressão muito violenta ou de incidentes durante uma anestesia.


Casas
Júpiter
I
Harmónico: é um factor de boa saúde e de vitalidade, de abundância energética. / Dissonância: sublinha os riscos dos excessos, de sobrecarga, de obesidade e de hipertrofia.
II
Harmónico: favorável ao apetite, ao crescimento, ao anabolismo e a todas de síntese e de maturação. / Dissonância: aumenta a tendência para os excessos alimentares e para o consumo excessivo de bebidas alcoólicas…
III
Harmónico: favorável ao equilíbrio e à regulação dos movimentos de fraca amplitude como a respiração, os reflexos… / Dissonância: tendência para o afrouxamento destes movimentos…
IV
Harmónico: favorece um bom equilíbrio e uma boa regulação da constituição e de utilização das reservas corporais energéticas. / Dissonância: as reservas são anormais quer em qualidade quer em quantidade, a maior parte das vezes em excesso e daí surge uma tendência para a obesidade.
V
Harmónico: gera uma grande resistência que sustenta uma actividade importante. O funcionamento é generoso e a energia parece inesgotável. / Dissonância: a gestão energética é desequilibrada.
VI
Harmónico: boa adaptabilidade do organismo ao meio ambiente, boa capacidade de manutenção da homeostasia. / Dissonância: a adaptabilidade do organismo é reduzida, riscos de perturbações na homeostasia, por excessos.
VII
Harmónico: favorável às trocas com o exterior, às funções sinérgicas entre as várias funções orgânicas e ao desenvolvimento dos transplantes. / Dissonância: desfavorável nos mesmos domínios.
VIII
Harmónico: favorece as capacidades de regeneração, em particular através do contacto com a natureza. Beneficio para a fecundidade e para os partos. / Dissonância: possibilidade de excessos sexuais que conduzem ao esgotamento da vitalidade, perdas anormais a nível genital ou hipertrofia a este nível.
IX
Harmónico: favorável a uma distribuição harmoniosa e generosa do sangue e dos nutrientes. / Dissonância: aumenta as tendências para o afrouxamento a nível arterial e intestinal…
X
Harmónico: reforça as capacidades de regulação dos sistemas endócrino e nervoso. / Dissonância: estes sistemas têm tendência a funcionar de forma anormal.
XI
Harmónico: tendência para reduzir os riscos de evacuações anormais, de erupções, de hemorragias etc. / Dissonância: estes riscos são aumentados, sobretudo em casos de sobrecarga, de obesidade ou de excessos.
XII
Harmónico: suaviza ou evita grandes problemas de saúde, reduz os riscos de coma, de psicose ou de outras perturbações de consciência. / Dissonância: estes riscos são aumentados.




Casas
Saturno
I
Harmónico: é um factor de resistência e de longevidade, a energia não é desperdiçada. / Dissonância: tendência a más condições d saúde, fraca vitalidade, doenças de origem congénita…
II
Harmónico: boa adaptação dos nutrientes às necessidades do organismo e evita excessos, o anabolismo concentra-se no que é essencial. / Dissonância: aumento dos riscos de anorexia ou bulimia, de problemas de assimilação, de estenose a nível do esófago…   
III
Harmónico: reforça a regularidade e a precisão dos movimentos de fraca amplitude, do peristaltismo… / Dissonância: bloqueia estes movimentos; risco de lentidão, de estenose ou de oclusões a nível digestivo, de insuficiência a nível dos movimentos respiratórios…
IV
Harmónico: favorável ao rigor e à concentração a nível das reservas corporais. /Dissonância: tendência para a influencia das reservas corporais, o que limita, a resistência e as capacidades de adaptação ao frio.
V
Harmónico: reforça a resistência. A gestão de energia é uma das mais rigorosas, nada é desperdiçado nem utilizado em excesso. / Dissonância: desfavorável à resistência e à fecundidade. A energia é gerida de uma forma demasiado lenta, o que pode levar a insuficiências ou a atrofias.
VI
Harmónico: aumenta as capacidades de manter as constantes do meio interior. O sujeito adapta-se lentamente mas de uma forma correcta às variações exteriores. / Dissonância: aumento dos riscos de doenças crónicas, de anomalias das constantes biológicas, de inadaptação às condições exteriores…
VII
Harmónico: favorável às trocas com o exterior, que ganham com regularidade. Regularidade na sinergia entre os vários órgãos e energias corporais. / Dissonância: desfavorável às trocas com o exterior que podem ser retardadas, reduzidas ou bloqueadas. O funcionamento sinérgico das várias funções do organismo é travado.
VIII
Harmónico: tendência para limitar as perdas de energia provocadas pela sexualidade. Favorável à eliminação. / Dissonância: a sexualidade pode ser perturbada, repelida ou exacerbada. Tendência para a insuficiência, com risco de acumulação de toxinas.
IX
Harmónico: reforça a regularidade do sistema circulatório, do trânsito intestinal e de todos os movimentos importantes no organismo. / Dissonância: tendência para bloqueios de movimentos circulatórios e digestivos, com risco de trombose, de embolia, de oclusão etc.
X
Harmónico: favorável aos grandes sistemas de comando e de regulação, cujo funcionamento ganha em rigor. / Dissonância: risco de anomalias ou de bloqueios ao nível dos sistemas de regulação. Estas perturbações podem provocar problemas neurológicos motores e sensitivos…
XI
Harmónico: limita os desperdícios descontrolados de substancia e de energia. / Dissonância: reforça a tendência para erupções e para perdas anormais, que evoluem de um modo crónico e são frequentemente difíceis de interromper.
XII
Harmónico: reforça a resistência do sujeito perante problemas de saúde e doenças graves. / Dissonância: acentua a tendência para doenças graves, tanto físicas como psíquicas, que tendem a isolar o sujeito, favorecem o seu fechamento sobre si mesmo…

Casas
Úrano
I
Harmónico: acentua a sensibilidade e a adaptabilidade do sujeito, cuja estrutura energética se presta essencialmente a manobras terapêuticas específicas. / Dissonância: aumenta a instabilidade das energias do sujeito, que tendem a revoltar-se ou reagir sob a forma de crises. 
II
Harmónico: favorável à digestão e á assimilação. / Dissonância: tendência para perturbar o apetite e a assimilação, que são irregulares ou que não estão adaptados às necessidades.  
III
Harmónicos: favorável à vivacidade dos movimentos respiratórios, digestivos e reflexos. / Dissonância: os movimentos de fraca amplitude, como a respiração são irregulares, ineficazes ou desadaptados…
IV
Harmónico: favorável aos armazenamentos, limita os riscos de quistos ou de edemas favorecendo as trocas e as transformações. / Dissonância: aumenta a tendência para o isolamento através da perda de contacto com as estruturas centrais, surgindo risco de edema, de ascite….
V
Harmónico: reforça as capacidades energéticas do sujeito e as suas possibilidades de se revitalizar de uma forma do normal. / Dissonância: as capacidades energéticas do sujeito são instáveis, podendo provocar esgotamentos súbitos e imprevisíveis. 
VI
Harmónico: favorável à saúde em geral, às curas através de meios não convencionas, ao equilíbrio das constantes do meio interior. / Dissonância: risco de doenças invulgares, atípicas ou para as quais não se encontram terapias eficazes...
VII
Harmónico: favorece as trocas com o exterior e a sinergia entre as várias funções fisiológicas ou energéticas. Bom sistema imunitário, favorável a transplantes. / Dissonância: as trocas com o exterior são irregulares ou anárquicas…
VIII
Harmónico: aumenta a capacidade de desintoxicação, de evacuação e de regeneração. / Dissonância: perturbações a nível sexual, parto inesperado, abortos espontâneos, períodos irregulares…
IX
Harmónico: favorável á circulação sanguínea, e ao trânsito intestinal. / Dissonância: possibilidade de espasmos que impedem a circulação sanguínea ou o trânsito intestinal, de embolia ou de metástases de origem indeterminada… 
X
Harmónico: reforça os mecanismos de regulação, como o sistema endócrino e o sistema nervoso, que ganham em precisão e em vivacidade. / Dissonância: estes sistemas funcionam de forma irregular ou desordenada. Possibilidade de crises de origem neurológica ou endócrina que se reflectem em todo o organismo.
XI
Harmónico: limita os riscos de desperdício de matéria ou de energia através das vias habituais, especialmente a nível cutâneo. / Dissonância: possibilidade de erupções fugazes ou alérgicas….
XII
Harmónico: atenua riscos de provações maiores ou indica uma solução, solução esta que não vais pelas vias comuns de tratamento. / Dissonância: acentua o risco de crises graves, brutais, incuráveis e que provocam invalidez, ou de acidentes de toda a natureza.



Casas
Neptuno
I
Harmónico: é um factor de grande sensibilidade, tanto aos factores interiores, mudanças ou sinais subtis do corpo e no espírito, como aos fenómenos exteriores; sensibilidade aos ambientes. / Dissonância: pode significar a inconsciência ou as dificuldades do sujeito em perceber claramente os estímulos interiores e exteriores… 
II
Harmónico: favorável à digestão e à assimilação, em particular quando se trata de extrair a quinta – essência dos alimentos. / Dissonância: tendência para perturbar os fenómenos de assimilação e de anabolismo que se podem manter caóticos…  
III
Harmónico: favorável à fluidez dos movimentos respiratórios ou reflexos. / Dissonância: tendência para diminuir estes movimentos, para os tornar insuficientes…
IV
Harmónico: favorável às funções de armazenamento e de reserva. / Dissonância: tendência para perturbar estas funções, que não são precisas e que não estão adaptadas às necessidades do organismo…
V
Harmónico: favorece uma boa gestão da energia; boa reacção a tratamentos homeopáticos. / Dissonância: as capacidades energéticas são fracas ou inconscientes. A gestão de energia é perturbada…
VI
Harmónico: Favorece a manutenção do equilíbrio das constantes biológicas e as capacidades de adaptação. / Dissonância: as capacidades de equilíbrio do meio interior são perturbadas ou insuficientes.
VII
Harmónico: favorável às trocas com o exterior, em particular ao nível dos alvéolos pulmonares. / Dissonância: perturbação possível nestas trocas, que tendem a tornar-se irregulares, insuficientes ou inconscientes…
VIII
Harmónico: favorece as capacidades d sublimação da energia sexual, que pode participar nos processos de regeneração do organismo ou enriquecer as faculdades de criatividade conscientes. / Dissonância: tendência para a inibição das funções sexuais…
IX
Harmónico: reforça a fluidez a nível circulatório e digestivo. / Dissonância: esta fluidez pode ser perturbada. Os movimentos circulatórios tendem a perder em eficácia…
X
Harmónico: reforça os sistemas endócrinos e nervoso. / Dissonância: perturbação a nível destes sistemas de regulação….
XI
Harmónico: tendência para limitar as perdas ou os derramamentos através de vias não habituais. / Dissonância: favorece estas perdas, em particular durante o sono ou durante momentos de inconsciência.
XII
Harmónico: tendência para suavizar as provações simbólicas da casa. / Dissonância: aumenta as tendências para o isolamento, os riscos de coma, de psicoses…

Casas
Plutão
I
Harmónico: favorável á vitalidade. Sinal de boas capacidades de regeneração e recuperação. Aumenta as tendências instintivas e polariza o sujeito para a actividade sexual ou para a criatividade. / Dissonância: reforça as tendências para a tensão, para a violência, para auto – destruição, tanto a nível celular como a nível dos tecidos do indivíduo.
II
Harmónico: favorável aos processos de assimilação e digestão. / Dissonância: acentua os riscos de envenenamento ou de intoxicação de origem alimentar.
III
Harmónico: favorável aos movimentos de fraca amplitude, que ganham em tonicidade. A respiração pode ser uma forma de regenerar energia. / Dissonância: os movimentos de fraca amplitude podem ser perturbados…
IV
Harmónico: reforças os processos de transformação que estão na origem das energias e dos materiais armazenados. / Dissonância: altera estes processos de armazenamento, reduz ou queima a matéria ou energia que deviam ser conservadas.
V
Harmónico: as capacidades do sujeito são reforçadas através de boas faculdades de transformação e de regeneração. Favorável à fecundidade e à criatividade. / Dissonância: altera as capacidades energéticas. Obstáculo à fecundidade.
VI
Harmónico: favorável á manutenção da homeostasia, às capacidades de adaptação às contingências exteriores. / Dissonância: tendência para desequilibrar estas capacidades e aumentar o risco de intoxicação… 
VII
Harmónico: favorece as trocas com o exterior, a acção dos transplantes e a integração dos elementos exteriores. / Dissonância: aumenta a tendência para rejeitar o que vem do exterior…
VIII
Harmónico: favorável á sexualidade e às capacidades de regeneração através desta actividade./ Dissonância: a sexualidade pode ser perturbada ou pervertida…
IX
Harmónico: reforça os movimentos circulatórios e intestinais. / Dissonância: bloqueia ou perturba este movimentos…
X
Harmónico: reforça as capacidades do sistema nervoso e do sistema endócrino e aumenta as respectivas possibilidades de regeneração. / Dissonância: perturba estes sistemas de regulação, que podem ser afectados por fenómenos de necrose ou processos auto – imunes. 
XI
Harmónico: tendência para limitar as perdas de substancia ou de energia através de vias que não são habituais. / Dissonância: aumenta os riscos de perdas, de hemorragias ou de vómitos, podendo por em causa a vitalidade.
XII
Harmónico: pode transformar uma provação difícil ou incurável num meio de evolução ou de transformação. / Dissonância: aumenta fortemente o risco de doenças graves ou incuráveis, de grandes provações de saúde ou problemas psíquicos violentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário